sábado, 12 de março de 2011

ENTENDENDO OS TERREMOTOS.

  A crosta terrestre é partilhada em cerca de 12 fragmentos, denominados de placas tectônicas, que se movimentam sobre a astenosfera, que é uma camada constituida por magma fluido. O lento movimento destas placas, da ordem de alguns centímetros por ano, produz tensões que se acumulam em diversos pontos, principalmente próximos às suas bordas. Quando a intensidade dessas tensões supera a resistência das rochas que compõem as placas, determinada por seu grau de plasticidade, elas se rompem liberando a energia acumulada, que se propaga pela crosta em todas as direções por meio de ondas, denominadas ondas sísmicas ou vibrações sísmicas. As ondas sísmicas são classificadas em primárias, com vibrações paralelas à direção de propagação, e ondas secundárias, com vibrações perpendiculares ao sentido da propagação.
Uma vez que as ondas primárias se propagam melhor que as secundárias em meio sólido, elas são sentidas primeiro. Daí geralmente os tremores ocorrerem em mais de um intervalo de tempo.
Distribuição geográfica das placas tectônicas na Terra.
A intensidade de um terremoto é determinada, dentre outras coisas, pelo tamanho da área de ruptura, e da proximidade do hipocentro à superfície.
Além dos terremotos, outro tipo de atividade sísmica associada às áreas de encontro de placas tectônicas são os vulcanismos. Em termos de geomorfologia, ou seja, das formas observadas na superfície da Terra, quando o encontro das placas ocorre no limite de uma crosta oceânica com outra continental, ocorre a formação de cadeias montanhosas, pelo dobramento desta última, como os Andes. 

 

FIG. 2 - Perfil de limite de placas convergentes.


FIG. 3 - Movimento de placas tectônicas.
       

FIG. 4 - Limite de placas tectônicas.

FONTE : Decifrando a Terra / TEIXEIRA, TOLEDO, FAIRCHILD, e TAIOLI – São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
FIGURAS 1 a 3: Decifrando a Terra / TEIXEIRA, TOLEDO, FAIRCHILD, e TAIOLI – São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
FIGURA 4 :analuizabaierle.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS DESAFIOS PARA A ESQUERDA.

 

Visite também: