quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TERMOS DESSIGNIFICADOS.

O português no Brasil é um idioma bastante pobre de expressão. Talvez isso ocorra em razão de particularidades culturais. Um exemplo é o verbete amor, palavra que traduz do grego três sentimentos distintos: fileo, o afeto que existe entre amigos. Daí o termo, filosofia, amigo da sabedoria; eros, o tipo de afeto entre homem e mulher. Daí o termo erotismo; e agape, o sentimento desinteressado, por exemplo, entre pais e filhos.
Mas a fraqueza de nosso idioma também se dá por seu uso deturpado, principalmente por parte da classe dominante, com o fim de ludibriar a maioria espoliada da população e esconder-lhe verdades. É o caso do verbete revolução. Dizemos revolução de 30, movimento que instituiu o estado novo; revolução de 64, que deu início ao regime ditatorial militar. São expressões que traduzem um verdadeiro contra-senso. Um completo desacordo com o significado histórico do termo, que traduz movimentos como o ocorrido em 1789, a chamada revolução francesa. Ou seja, uma transformação sócio-econômica que implique na substituição da classe dominante. E não é segredo pra ninguém que não foi isso o que ocorreu nos dois movimentos no Brasil acima citados.
Esse uso indiscriminado de expressões com vistas, talvez, a um ludíbrio dos incautos ocorre atualmente em Campos dos Goytacazes com a assim chamada Frente Democrática. Francamente, denominar um grupo desse de democrático, ou altodenominar-se democrático, é jogar o termo no mais infame lixo. Porque, salvo o caso dessa alegada democracia ser exatamente igual à grega, uma democracia dos coronéis, com a maioria da população relegada ao ostracismo, é muita cara-de-pau considerar um grupo que, quando no poder até há pouco tempo, nada fez, à semelhança dos que governam e governaram esse município há 500 anos, para mudar o estado de penúria em que se encontra o povo campista. Que, mesmo estando num dos estados e municípios mais ricos do país,tem índices de desenvolvimento semelhantes às das regiões mais pobres do Nordeste brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS DESAFIOS PARA A ESQUERDA.

 

Visite também: