quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CAMPOS: TERRA DA SERVIDÃO.

Uma pesquisa realizada pela Firjan, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, confirmou o que qualquer pessoa que viva em nosso triste município já sabe: O péssimo destino dado aos recursos dos royalties do petróleo. O tamanho fantástico de nosso orçamento, como já abordei aqui, contrasta com nossa realidade concreta.
Segundo a pesquisa, realizada em 2006, Campos dos Goytacazes ficou em 11° lugar em desenvolvimento e aplicação dos royalties, contra macaé, que aparece em 1° lugar. Em nível nacional, aparecemos na 337° colocação e Macaé na 57°. É bom sempre frisarmos que Macaé recebe cerca da metade dos recursos repassados a Campos dos Goytacazes.
A prova cabal de que somos vilipendiados diariamente em nossa cidadania aparece em outro estudo realizado também pela Firjan, onde se vê a qualidade deplorável de nossa educação básica, de responsabilidade do município: nossa pontuação no IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ficou em 0,68 pontos, quando o mínimo é 0,72. Ficamos com o pior índice de todo norte e noroeste fluminense, atrás de municípios como Itaocara e Cardoso Moreira, e na 64ª posição em todo o estado. Pelo visto, nossos recursos servem somente para saciar o apetite das oligarquias que nos escravisam há aproximadamente 20 anos. No rítmo em que estamos indo, de completa irresponsabilidade e descompromisso de nossos governantes, estamos fadados a tornarmo-nos cidade fantasma dentro de alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS DESAFIOS PARA A ESQUERDA.

 

Visite também: