sábado, 16 de maio de 2009

TRANSPORTE COLETIVO


Em tempos de aquecimento global faz-se necessário a diminuição da queima de combustíveis fósseis. Uma das alternativas seria a promoção do transporte coletivo no lugar dos automóveis particuláres. O que contribuiria para a solução de vários problemas urbanos tais como: melhoria da qualidade do ar ambiente, que, de quebra, contribuiria para a diminuição de problemas respiratórios, principalmente nestas épocas do ano, e da consequente diminuição da procura pelos hospitais; e descongestionamento do trânsito em nossa cidade, notadamente nos horários de pico.
Os governantes de nosso município, no entanto, parecem que preferem caminhar na contra-mão ao se mostrarem coniventes com os serviços ridículos prestados pelas empresas de transporte coletivo de nosso município. São ônibus imundos, em que você entra com roupas claras e sai, literalmente, com roupas pretas; ônibus quase todos com mais de dez anos de uso e sem manutenção, com constrangimentos constantes de defeitos em pleno trânsito; vários bairros (des)servidos por uma única empresa; monopólio de itinerário por uma única empresa e falta de revisão nos itinerários, com a esdrúxula necessidade de se ter que pegar mais de um ônibus para se ter que ir de um bairro ao outro.
É o resultado de um transporte coletivo pensado, tão somente, para que os despossuidos passam vender sua força de trabalho de maneira mais eficaz. Marcado pelo estigma do individualismo e do preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS DESAFIOS PARA A ESQUERDA.

 

Visite também: