quinta-feira, 16 de abril de 2009

TODOS CONTRA TODOS


Nossa sociedade vai mesmo de mal a pior. Todos os dias somos bombardeados, por todos os meios, e principalmente pela mídia, pelo discurso da competitividade. Valores esses advindos juntos com a idéia falaciosa do livre mercado. Estamos vivendo numa verdadeira sociedade do salve-se quem puder. O resultado já começa a ser percebido, cotidianamente, aqui e ali por nós, mortais que não participamos dos “benefícios” de décadas de neoliberalismo, globalização, ou seja lá que nome queiram dar. São enormes índices de violência, de todas as formas, numa verdadeira guerra urbana, desconfiança geral, onde o vizinho é visto como verdadeiro adversário, e desrespeito de todos para com todos e de todos os tipos.
As cenas vistas nos jornais deste último 16 de abril, no Rio de Janeiro, são estarrecedoras: passageiros de trens sendo chicoteados por quem deveria orientá-los, nos moldes de antigos feitores. Estamos, de fato, vendo um país de cidadãos sendo transformado num país de consumidores e dando, sem disfarces, adeus aos sonhos de igualdade, liberdade e fraternidade, como preconizava os iluministas.
Traduzindo, estamos voltando ao estado de natureza, como já advertira o Pensador inglês Thomas Hobbes, uma verdadeira guerra de todos contra todos.
O homem é o lobo do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS DESAFIOS PARA A ESQUERDA.

 

Visite também: